quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Tripas: tipos, como usar e armazenar

Tripas: tipos, como usar e armazenar

        Muitas pessoas têm nos questionado sobre os tipos de tripa mais utilizados, como tirar o cheiro forte das tripas naturais e como armazenar o restante após o uso, bom aqui vão algumas dicas bem bacanas!

Os 3 tipos de tripa mais utilizados são:
        Tripas naturais: são de origem animal, exatamente o intestino deles, devidamente limpo, podendo ser bovina, suína ou ovina.

        Tripas artificiais de colágeno: são de origem animal, são fabricadas a partir da extração de colágeno da pele, ossos e tendão de gado ou de porco.

 

        Tripas artificiais de celulose: são fabricadas com fibra de algodão e/ou pasta de madeira processadas e transformadas em invólucros para a produções de embutidos.

 
Como tirar o cheiro forte das tripas naturais
        Lave a tripa em água corrente e deixe de molho por pelo menos 3 horas antes de usar, trocando a água a cada 1 hora; além de reduzir bastante o odor esse processo vai ajudar na hidratação e também facilitará o embutimento da massa.

Como armazenar após o uso
        Se sobrou tripa hidratada basta retirar bem o excesso de água e salgar novamente, não economize no sal, coloque em um pote com tampa, e em temperatura ambiente. Caso queira guardar na geladeira não tem problema;  lembre-se de monitorar de vez em quando para ver  se ela está juntando água, se tiver retire o excesso e coloque um pouquinho a mais de sal.        

Importante: Não deixe em embalagem aberta pois pode atrair moscas e outros insetos, além da liberação do odor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário